domingo, 25 de março de 2012

 





Ao passar por o Rapa Tachos vi a receita fantástica da São para a blogagem coletiva proposta por a Akemi do PECADO DA GULA e não pode pensar duas vezes em contribuir. Afinal tenho dois fãs de chocolate cá em casa e acho que também eles gostaram da ideia, ou não fossem todos os pretextos  óptimos para comerem Chocolate. A ideia inicial era só fazer uma Piza mas afinal a massa acabou por render bastante e assim em vez de uma, saíram duas. Ideia inicial retirada  da revista TeleCulinária Nº1718 com algumas adaptações minhas.


Pizza Brigadeiro




Pizza Brigadeiro com Chantily


Ingredientes:  
massa:
500 g de farinha
40 g de azeite
1 saqueta de fermento seco de padeiro
2,5 dl de água morna
1 pitada de sal fino
Papel Vegetal

cobertura:
 200 g de chocolate em barra
1 lata de leite condensado
2 dl de natas
Chantily feito na Bimby

Decoração:
M&M de chocolate
Bombos vários sabores Gyllian

Preparação:   
Para a massa coloquei o água a aquecer no copo eléctrico e enquanto isso coloquei no copo a farinha, o fermento, o sal e o azeite e programei 1 min, Vel.2. Quando terminou juntei a água morna e programei 2 min, Vel. Espiga. Reservei numa tigela e deixei levedar até ficar com o dobro do volume.
Estendo depois a massa na bancada polvilhada com a farinha até ficar aproximadamente com 0,5 cm de espessura. Forrei as duas formas de pizza e piquei o fundo com um garfo e forrei com papel vegetal, o ideial era deitar feijão por cima, mas não tinha e sinceramente acho que não fez diferença. Levei ao forno já previamente aquecido a 180º durante 40 minutos. Quando terminou desenformei e deixei arrefecer.

Para a cobertura deitei o leite condensado num tacho com as natas e levei ao lume, mexendo sempre. Quando já estava bem quente juntei o chocolate partido em pedaços, mexi até obter um creme liso e verti por cima das duas bases e deixei amornar. 


 Depois numa decorei com os m&ms, 


enquanto na outra por cima dispus o chantily e os bombons Gyllian em raspas. 


A primeira piza não precisa ir ao frigorífico, já a segundo tem mesmo de ir e fica óptima servida fria.


Eu não disse que os meus gulosos iam adorar a ideia a primeira fatia ainda estava meio quente....
Aqui está mais uma receita que pode ser utilizada na Páscoa, época do chocolate.

2 comentários:

  1. BEM ORIGINAL ESSA PIZZA DE CHOCOLATE, NUNCA COMI MAS FIQUEI COM MUITA VONTADE DE FAZER.
    EXCELENTE PARTICIPAÇÃO.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Marisa, muito obrigada pela participação no evento do chocolate! Esta fatia da pizza com o brigadeiro escorrendo está irresistível mas gostei mesmo é da sugestão de levar a outra coberta com chantilly ao refrigerador! Bjss e boa semana!

    ResponderEliminar