sábado, 21 de abril de 2012


 Carne de Porco à Alentejana



Como distraído que sou, vou-me esquecendo de tirar as fotos para irem vendo a evolução, mas o resultado final também interessa muito, e para muita boa gente é o que conta mais :)

Mas para aqueles que gostam de experimentar e de cozinhar deixo aqui uma receita que já se faz em Portugal à muitos e bons anos mas agora com a tecnologia é muito mais fácil, rápido e sem sujar muita loiça.

Ingredientes: 
300g carne porco
100gramas Ameijoa (nesta receita usei das do Vietname)
batatas congeladas aos cubos
30g cerveja ou vinho branco
1 cebola
50g azeite
Pimentão doce ou paprika q.b.
Sal, azeitonas e pimenta q.b.


Preparação: 
Colocar na Actifry as batatas congeladas e programar 23min 

Enquanto as batatas fritam, vamos preparar a carne.

Cortei os bocados de carne que comprei no talho em pequenos cubos, faço isto porque normalmente os pedaços que carne que compramos no talho são muito grandes o que faz aumentar o tempo de confecção e assim em cubos mais pequenos é mais rápido. Quando se tem uma família com dois rapazes e com horários incertos é bom saber estes truques para diminuir o tempo de preparação do jantar.

Piquei a cebola, 8seg, Vel.8 na Bimby, juntei a cerveja no copo da bimby, o paprika, sal e pimenta e envolvi, 10seg, Vel.2, no fim deste tempo verti o conteúdo do copo para o recipiente que tinha os cubos da carne e envolvi tudo. Deixei marinar até as batatas estarem fritas.

Retirei as batatas, coloquei a carne marinada na Actifry e programei 15min.

Enquanto a carne cozinhava, lavei muito bem as ameijoas com água corrente para libertarem toda a areia que possam conter.

Quando faltavam 5min para acabar o tempo da carne juntei as ameijoas e deixei cozinhar o resto do tempo. Se verificarem que as ameijoas não abriram completamente programem mais 5min.

Por fim juntem as azeitonas sem caroço cortadas em pedaços.

Espero que experimentem pois fica mesmo bom. Para os(as) mais gulosos(as) podem acompanhar com um pão rústico feito em casa (pag 60 livro base Bimby), é a loucura molhar esse pão no molho.
Com esta me despeço até à próxima publicação.
Um abraço Gourmet para todos   

Sem comentários:

Enviar um comentário